Cidade Patriarca é um bairro no distrito de Vila Matilde, na cidade de São Paulo. É um dos poucos que foram construídos de forma planejada, com ruas largas e praças. Foi planejado e idealizado por Antônio Estêvão de Carvalho, seguindo os mesmos padrões de bairros ricos como os Jardins.
O bairro pertencia ao antigo sítio Nhocuné, fazenda que açambarcava o que hoje é a Vila Nhocuné, a Vila Guilhermina e parte de bairros adjacentes. Até 1903 pertenceu ao sr. Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos.
A origem do nome Patriarca foi uma homenagem a José Bonifácio de Andrade e Silva conhecido como "O Patriarca da Independência", por seu desempenho patriótico.
A Cidade Patriarca fazia parte de uma grande fazenda, da qual foi comprada pelo Banco AE. Carvalho a fim de lotear suas terras e transformá-las em um grande bairro residencial de alto padrão.
O planejamento inicial era construir um bairro nobre como os Jardins ou o Morumbi, por esse motivo suas ruas são largas, seus terrenos grandes e possui muitas praças. Foi então que o Banco AE. Carvalho resolveu oferecer os lotes para os imigrantes que circulavam por ali, surgindo assim seus primeiros moradores, os imigrantes que eram na maioria italianos, portugueses e espanhóis.
No ano de 1948 um pequeno prédio, com bilheteria, plataformas de madeira e um escadaria de 110 degraus, tornava-se a Estação Ferroviária Patriarca, inaugurada no dia sete de setembro de 1948.
A estação do metrô só veio a ser construída em 17 de setembro de 1988 com uma área de 7.252 m e em 27 de maio de 2000 foi desativada a estação de trem, permanecendo ativa somente a estação de metrô.
Fonte: Instagram VEMMORAR.IMB.BR